segunda-feira, 22 de março de 2010

Capital e Principais Cidades - Bélgica

A Bélgica, como já referimos anteriormente encontra-se dividida em três regiões, como se pode observar na imagem ao lado. Denominam-se, portanto, de Flandres, a norte, Valónia, a sul e a capital Bruxelas, ao centro.

Flandres
Nesta região os flamengos (o nome dos seus habitantes) falam principalmente o neerlandês. Há normalmente uma certa confusão, usualmente nos mais velhos em relação ao Condado de Flandres e a própria região, é de salientar que o primeiro já não existe, hoje em dia é apenas a região belga.
Estende-se por uma área de 13522 km2 e tem, aproximadamente 61616000 habitantes.

O povo de Flandres também é formado por inúmeros descendentes de imigrantes de diferentes regiões ou pelos próprios imigrantes que procuram na região, hoje em dia, uma vida melhor. Durante o controlo espanhol sobre a região, muitos protestantes deixaram o país (hoje de maioria católica) em direcção aos actuais Países Baixos. Além deles, inúmeros belgas, assim como outros europeus, fugiram das guerras em busca de tranquilidade e novas oportunidades no continente americano. Pelo facto do país ser sede da União Europeia, muitos europeus vêm à região para morar ou para ficar por longos períodos de tempo.

Valónia
Esta região tem como capital a cidade de Namur e compreende uma área de 16844 km2 com cerca de 3413978 habitantes.
Aqui, fala-se maioritariamente alemão e francês, devido à sua localização geográfica principalmente.
A Valónia foi desde a Idade Média uma região sujeita ao domínio dos senhores aristocratas de França e à resistência dos Condes da Flandres que sempre lutaram pela autonomia.

Em 1831 a Bélgica era finalmente uma nação independente. A estabilidade originou a prosperidade económica e cultural da Valónia no seio da nação belga que só foi sacudida pelas trágicas guerras mundiais do século XX.

Bruxelas
Ao contrário da Flandres e da Valónia, Bruxelas tem uma autonomia limitada, com a figura de um governador que representa o rei e o governo federal. Tem uma área de 161 km2 e 980000 habitantes. É a capital do Reino da Bélgica e sua maior cidade com 1 milhão de habitantes. A fundação de Bruxelas remonta ao século X. Em 1831 o primeiro Rei belga Leopold I torna Bruxelas capital da Bélgica que é reconstruída com edifícios imponentes e um período próspero se inicia com inúmeros congressos internacionais e personalidades a passar por ali. No século XX Bruxelas viveu as duas guerras mundiais. Nas últimas décadas, Bruxelas foi adquirindo o estatuto de centro da Europa moderna, com a instalação da sede da União Europeia e também da NATO. Como cidade turística, Bruxelas tem muitos motivos de interesse, a começar pela sua maior atracção a Grand Place. Bem perto da Grand Place, na Stoofstraat, fica o Manneken Pis, a famosa estátua de um menino a urinar.Existe também a Mini-Europa que é um parque localizado em Bruparck. Tem a reprodução dos monumentos mais atractivos da União Europeia, numa escala de 1:25. Aproximadamente 80 cidades e 350 edifícios estão representados. Abriu em 1989. Para além dos muitos lá representados, estão entre eles o Castelo de Guimarães, a Torre de Belém, a Ribeira do Porto, uma vila tradicional do Algarve e o Oceanário de Lisboa.

Bruxelas no Mundo:
Bruxelas é conhecida como sendo a sede das Instituições Europeias, mas também sede de inúmeras instituições internacionais: mais de 120 organizações internacionais governamentais estão sediadas na região, assim como 1400 organizações não governamentais. Com 159 embaixadas e 2500 diplomatas, também se encontra em segundo no ranking mundial de representações diplomáticas. Neste contexto, a região estabeleceu um número de instrumentos oficiais com o objectivo de ter relações externas. No coração da Europa, aberta para o mundo, Bruxelas alberga cerca de 16000 seminários de negócios todos os anos. Dado que quase um terço dos seus cidadãos são estrangeiros ou de extracção estrangeira, a Região de Bruxelas está a perpetuar a sua longa tradição de cosmopolitismo. Finalmente, muitas organizações interprofissionais também estabeleceram sede aqui

1 comentário: