segunda-feira, 22 de março de 2010

Principais Actividades Económicas - Mali

O Mali é um dos países mais pobres do Planeta, quase metade de sua população vive abaixo do limiar de pobreza, com menos de 1 dólar por dia. Tem, nas suas regiões mais a sul, as áreas de maior actividade humana, já que o Norte do país faz parte do deserto do Saara. É nestas regiões, mais precisamente nos vales dos rios Senegal e Níger e nos seus afluentes que, por exemplo, a agricultura, o mais importante sector económico, é praticada por mais de 80% da população activa com o objectivo de assegurar a subsistência. Os esforços governamentais para a evolução deste sector têm sido infrutíferos, devido aos constantes períodos de secas, bem como ao baixo nível de tecnologia disponível.
A indústria também não se encontra em melhor estado, pois baseia-se em pequenas empresas de transformação de produtos agrícolas, como o arroz ou o algodão. Por outro lado, o Mali possui uma actividade piscatória bastante considerável, tal é a riqueza de peixe existente nos deltas do interior.
Quanto aos recursos minerais, estes são extensos, embora a sua exploração seja mínima, o mesmo acontece em relação à produção hidroeléctrica, situação que poderá melhorar com a construção da barragem do Manantali subsidiada pela Organização para o Desenvolvimento do Rio Senegal, constituída pelo Mali, o Senegal e a Mauritânia. Os principais parceiros comerciais do Mali são a Costa do Marfim, a França, a República Popular da China e a Bélgica.
(Barragem do Manantali)

4 comentários: