segunda-feira, 22 de março de 2010

História

Mali
No final do século XIX, ficou sob o controlo da França, tornando-se parte do Sudão francês. Em 1960, conquistou a independência, juntamente com o Senegal, tornando-se a Federação do Mali. Um ano mais tarde esta Federação dividiu-se em dois países: Mali e Senegal.

Bélgica
Desde o período paleolítico inferior a região onde está situado o país é habitado. A Bélgica é herdeira do povo celta, passando a ter sua história contada quando a região foi conquistada por Júlio César. Na época de Júlio César, a atual Bélgica foi uma confederação batizada de “Belgae”. Depois do controle romano, a região sofreu invasões dos francos no século V, o ápice do domínio dos francos ocorreu durante o reinado de Carlos Magno, nos anos 768 – 814.
Território disputado entre franceses e alemães na Idade Média, nos séculos XIV e XV, a região foi dominada pelos duques de Borgonha, posteriormente pelo império de Hasburgo, pelo império espanhol e, em 1713, para as mãos da Áustria.
Na época da dominação espanhola, Amsterdã era a capital das Províncias Unidas, fase que marcou a decadência da monarquia espanhola. Em 1635, durante a guerra dos Trinta Anos, as tropas da Holanda e da França dividiram os Países Baixos que pertenciam à monarquia espanhola.
Depois desse conflito, a Espanha cedeu o domínio da Holanda em 1648, enquanto que a Bélgica e Luxemburgo permanecer sob domínio espanhol. Em 1830, houve uma insurreição em Bruxelas contra a imposição do idioma holandês em território belga.
A insurreição levou a Revolução de 1830 e a independência da Bélgica, oficializada em 1831, pela Conferência de Londres. A Holanda só reconheceria a independência em 1839. Desde 1831, a Bélgica passou a constituir uma monarquia constitucional com poder legislativo bicameral.
O primeiro rei da Bélgica foi o príncipe Leopoldo de Saxe-Coburgo-Gota, que reinou até 1865, com o nome de Leopoldo I. O rei é o executivo que governa com ministros e representantes da Câmara e do Senado.

Sem comentários:

Enviar um comentário